terça-feira, novembro 15

Gotham



 
Todos conhecem ou já ouviram falar sobre a estória do Batman, único super-herói da editora em quadrinhos norte americana DC Comics sem superpoderes, justiceiro vestido de morcego que também encarna o badalado empresário da Wayne Enterprises, na violenta Gotham City, mas muito pouco foi contado sobre sua infância. A forma como terminou de ser educado pelo seu mordomo Alfred até então seguiu um mistério, para isso a nova franquia formulou uma versão que tem chamado a atenção. Seguindo a esteira das grandes produções, a megaprodução conta com um grande time fazendo com que cada episódio tenha o mesmo tratamento dado a filmes. 

O protagonista, diferente do esperado, permanece centrado no detetive Gordon, destemido policial que luta arduamente para promover justiça e limpar a delegacia da corrupção, mesmo que isso termine gerando antipatia frente aos seus colegas de trabalho. Sua missão é colocar a perigosa cidade de Gotham em ordem, combatendo o crime e diversos chefões do tráfico que comandam as zonas da cidade. Durante sua empreitada ele contará apenas com a ajuda do seu parceiro - detetive Bulloc - um típico policial fanfarrão consumido pelo sistema.  

A antiga cidade retratada em diversos quadrinhos, cenário da infância do então adolescente Bruce Wayne, permanece com a mesma aparência melancólica e selvagem para quem já acompanha a saga Batman. As dificuldades e os problemas da cidade são os mesmos que assolam a maioria dos grandes centros urbanos enfrentam, a diferença é a grande insatisfação da população que se sente livre para fazer justiça com as próprias mãos e cometer outras diversas ameaçadas ao bem comum. Essa mesma atmosfera atordoada e de ineficácia das instituições públicas, faz com o próprio hospício da cidade use os pacientes em secretos experimentos científicos.  

Talvez por haver crianças contracenando, os personagens, mesmo os mais cruéis, ganham um toque sedutor, mas bastante previsíveis junto com cenários extremamente visuais variando ora entre ambientes bucólicos, ora entre breves engodos sentimentais com direito a pares românticos e falas que mais parecem provérbios de sabedoria ou pura instrução ao cumprimento do dever. Já em sua segunda temporada a série conseguiu adaptar melhor o roteiro, sempre cheio de novas revelações, à estética e tradição dos quadrinhos com muita aventura em brigas e disputas sangrentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viage mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...