sábado, agosto 14

Ensaiando a vida.

Quando não pensamos no que vamos ser, no sentido de qual profissão querer, que atitude tomar e a roupa de usar os outros pensam por nós. Acontece que as mesmas pessoas que muitas vezes tem a ousadia de pensar nas coisas dos outros, não possuem também a persistência de ajudar, apoiar ou medicar se preciso for, caso o resultado da ação tomada não seja o esperado. Em outras palavras, as pessoas que nos rodeiam, salvo em casos raros, sempre semeiam um pensamento em nossas cabeças para que façamos o que elas pretendem pra nós, só que se formos ao caminho por elas indicado e algo dê errado, elas nunca estendem a mão como ato de solidariedade.

Quantas vezes não se ouvi dos outros: - Não faça isso! Seja assim que será melhor para você. Quando no intimo existem desejos e aspirações camuflados. Idéias obscuras de controle excessivo. Mesmo desconhecendo essa natureza de seus pedidos, essas pessoas insistem que: É para o seu próprio bem! Se indagadas sobre o porquê de tanta pressão e cobrança, de dois um, ou o silêncio, ou um discurso amargo sobre a inexperiência, e a insistência de não perceber o amor em suas ordens-pedidos.

Logo vem a pergunta: Ora, se ninguém vai pagar o pato por mim, porque eu deveria deixar de querer? Tenho certeza de que isso é normal tanto no relacionamento entre pais e filhos, quanto de namorados, tios e sobrinhos, avós e todo o resto. A verdade não é esta ou aquela é a que se constrói, se desenrola com o tempo e acaba por provar o contrario do que se pensava.

A História se repete muito, mesmo assim algumas novidades podem acontecer. Os propósitos ficam escondidos numa camada que fica entre a chamada sorte, a vontade e os sonhos. Uma história que se repetiu por séculos tendo o mesmo resultado pode ter um final que ainda não aconteceu. Basta às coisas se cruzarem, mesclarem e simplesmente dar certo. Os tempos mudam, e continuam mudando.

Acredito fielmente que o ser humano reproduz o que já fez em outro ambiente, conforme o tempo. Quanto mais tempo, mais a sociedade amadurece e reproduz o que aconteceu há tempos atrás. Felizmente ou não, o que diz a Bíblia não passa de uma verdade crua: “Não há nada de novidade por debaixo dos céus.” O que pode alterar um percurso é a fé.

Ao invés de ficarmos sempre procurando provar as coisas pros outros, tem-se de provar para si mesmo a própria vontade, a força dos próprios sonhos, desafiando a sorte e continuadamente investir na fé. Se existe alguém capaz de mudar minha história, este alguém só posso ser eu mesmo. Somente eu mais eu sou capaz de alterar as coisas de acontecerem em minha vida. Se existem forças capazes de me favorecer seja espiritualmente ou materialmente elas só serão eficazes caso eu tome a atitude.

Peço a você que leu este texto até agora que olhe para sua mão. Observe o seu tamanho, sua cor, sua fisionomia. Agora saiba que é ela que carrega sua capacidade, sua força mental e física. Experimente saber que esta em suas mãos o poder de mudar as coisas ao seu redor e em si mesmo (a). O futuro é misterioso para todos. O que se pode fazer para que ele seja favorável é somente ter votos, orações (pedidos, agradecimentos), e pensamentos sinceros de luz.

3 comentários:

Jorge Anderson disse...

é sempre bom ao abrir o meu catinho virtual(blog) e ver as visitas. Fico mais feliz (em extase) quando encontro comentários naturais e sinceros.

João Damasio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Damasio disse...

Por isto eu ensaio a paz aqui
http://ensaiosdepaz.blogspot.com/

Prossigamos em nossos ensaios.

Postar um comentário

Viage mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...