sexta-feira, dezembro 2

A alucinante trilogia do Príncipe Ronnie Von





O cantor carioca Ronnie Von, conhecido como o príncipe loiro de olhos azuis dos anos 1960 e 70 que disputou a atenção do público com Roberto Carlos no mesmo período, gravou principalmente canções românticas e baladas made in radio, mas durante três anos consecutivos - 1968/70 - lançou três discos legendários e nostálgicos. A trilogia tem uma atmosfera bastante interligada e que se repete com diferentes inovações e provocações auditivas.   

Com letras extremamente curiosas, introspectivas e atemporais, a musicalidade da trilogia remete ao ambiente característico das antigas gravações do Tropicalismo. O primeiro disco lançado em 1968 com o homônimo título Ronnie Von possui diferentes referencias da musicalidade brasileira e conta com uma pegada que mistura solos de guitarra e um canto manso, mas rebelde. A faixa Anarquia dá o tom no primeiro disco e surpreende compondo aquele tipo de canção inesquecível e de conotação intencionalmente libertária, lançada originalmente durante a época do regime militar brasileiro, o single continua bastante atual.   

O segundo disco lançado em 1969 - A Misteriosa Luta do Reino do Parassempre Contra o Império do Nunca Mais, tem regravações internacionais e outras faixas que literalmente grudam na parede da memória pela preciosidade. O terceiro e último disco lançado em 1970 e intitulado A Máquina Voadora fazia menção a uma das paixões do cantor, a aviação. Os temas aparentemente confusos falam de diferentes experiências e sensações comuns a todas pessoas de forma bastante criativa, misturando elementos do rock, do acústico, com falas e palavras certeiras em sentenças que parecem sem sentido e são fundidas com o melodrama característico da bossa nova.

Apesar da baixa vendagem quando foram lançados pela primeira vez, o que foi considerado um verdadeiro fracasso que quase arruinou a carreira de Ronnie, atualmente os discos são verdadeiras relíquias alvos de colecionadores e comercializados a $300 dólares em sites gringos. Em 2013 a trilogia foi relançada relegando a trilogia o status de itens da cultura cult, inclusive sendo capaz de reavaliar a obra produzida pelo cantor nesse período, mas só é possível encontrar a versão remasterizada em vinil. 

Para quem ficar curioso(a) para ouvir, basta fazer uma busca no Youtube que conseguirá encontrar algumas versões compartilhadas por usuários.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viage mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...