domingo, outubro 16

Amor Egoísta



 
Para muitos, amar significa posse. O poder de determinar a vida de outra pessoa e com isso provar o seu amor. Como se essa disciplina pelo comportamento dos outros pudesse transmitir compromisso e dedicação a uma relação. Pensar na vida do outro e persuadir a tomada de decisões pessoais é uma falácia que já provou sua fragilidade. Cada pessoa acredita no que quer e faz dar certo independente de ser o mais racional ou melhor para as outras pessoas.

Para alguns amar vem precedido da ausência de intimidade. Sem autonomia para ter pensamentos contrários ou agir com autonomia. É tudo devoção. De repente a vida se confunde com a identidade de outra pessoa, a responsabilidade se torna mútua e ocorre a transmutação da própria identidade com um outro alguém. Decidir algo que lhe atinge deixa de ser uma questão intima e passa a ser escolha coletiva. Muitos se esforçam por esse tipo de relacionamento não porque realmente é eficaz, mas porque aprenderam que é a única forma de fazer uma relação dar certo.

O medo de ter opinião em uma relação não significa amor, mas devoção. Uma devoção que busca atingir os interesses de outras pessoas, um sentimento egoísta de satisfação individual pela anuência do outro. Por isso casamentos infelizes, amargos e incompletos se perpetuam mesmo que seus nubentes permaneçam insatisfeitos e terrivelmente frustrados. A liberdade assusta porque exige que a cada dia seja necessário um novo limite a desbravar.

Casamentos nem sempre são referências de um relacionamento saudável, porque desde seu concebimento não foram pensados como uma forma de permitir o exercício das vontades pessoais. O que existe é resultado de uma concepção antiga, de quando os relacionamentos eram apenas forma de ampliar o poder econômico e prestígio pessoal unindo reinos e dinastias. Essa forma de se relacionar é extremamente nociva aquela necessidade que toda pessoa tem de se descobrir e se reinventar no mundo, grande parte de quem se casa se prendem tanto a sonhos de outras pessoas que se esquecem de sonhar os seus próprios.

Aprender apenas uma forma de demonstrar afeto limita a percepção de amar e conduz a perca dos próprios gostos, desejos e interesses. A natureza não segue o protocolo da civilidade humana. Ocupar o papel feminino ou masculino de uma relação não determina uma relação amorosa. Amar não se limita ao padrão bíblico hegemônico. Opostos e semelhantes se atraem e não há predisposição cósmica, apenas interesse. Pessoas negras, brancas, ricas, pobres, altas e baixas não precisam seguir uma lista de comportamentos amáveis para alcançar a felicidade. Os padrões sociais não conseguem atingir a realidade e sua diversidade por conta de sua superficialidade.

Nem de longe amar significa apenas palavras de carinho ou noites de amasso.  Amar também não significa “ter” ou “ser” de alguém, muito menos permitir a intromissão de outros em sua vida particular. Infelizmente a receita bíblica de eterna e irrestrita devoção não é suficiente para um relacionamento feliz.


Amar encontra um significado particular para cada pessoa por isso cada pessoa tem sua forma peculiar de se sentir amada e de demonstrar seu afeto. Atos de amor são diferentes para cada pessoa da mesma forma que nossa aparência. Dar presentes, esconder a verdade ou fingir respeito são parte do que algumas pessoas esperam de quem lhe ama, mas isso é apenas o que é ensinado pela mídia comercial. Amar é um ato de rebeldia que começa com consigo mesmo e que depois pode ser direcionado a outras pessoas.  

Nascemos sozinhos, apenas somos adotados pelos nossos pais até a melhor idade para continuar a caminhada, sozinhos. A dependência é natural, mas alimenta-la com devoções foge do equilíbrio e rouba parte da própria identidade. Relacionamentos de amor não roubam, apenas permitem trocas. Não há perca de si mesmo. Não existe guerra quando se ama. Não há disputa, nem poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viage mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...